Índice da Página
Análise de Falha é uma técnica multidisciplinar
A análise de falhas mecânicas é uma disciplina cada vez mais concorrida no atual cenário fabril. As indústrias preocupadas com um índice de eficiência cada vez mais elevado e com disponibilidades de equipamentos fabris sem imprevistos, buscam com a aplicação desta técnica a maior confiabilidade operacional.

Além da eficiência superior a aplicação da técnica de análise de falhas também reduz o risco operacional dentro das empresas, sendo assim uma disciplina da gestão de riscos dentro da empresa. Além de reduzir o risco operacional, programas de Análise de Falhas de peças e produtos retornados em garantia também reduzem significativamente os Custos de Assistência Técnica e Garantia.
Falhas Recorrentes
A presença de uma falha recorrente num equipamento gargalo é visto hoje como um grande desafio operacional, normalmente tratado pelas áreas de engenharia de produção e manutenção preventiva dentro das empresas. Também de mesma importância financeira são os produtos que retornam em garantia, que podem se tornar uma despesa elevada caso as causas não seja corretamente identificadas. Porém, nem sempre estas áreas tem as ferramentas, o conhecimento e a disponibilidade de pessoas para uma análise aprofundada do problema. Como sabemos a análise de falhas é uma técnica multidisciplinar que necessita de diversos conhecimentos para encontrar a raiz do problema.
Técnicas para Análise de Falhas
A Testmat nos mais de 20 anos de prestação de serviços nesta área já utilizou diversas técnicas que ajudam o Engenheiro de Falhas a solucionar o problema, dentre elas:
- Metalografia e Macrografia
- Microscopia Eletrônica com Análise de Composição Química (Difração de Raios X)
- Réplica Metalográfica
- Análise de esforços por Elementos Finitos
- Reprodução de Falhas (Real e Virtual)
- Bancos de Dados de materiais com informações sobre: Propriedades Mecânicas, Curvas TTT, Composição Química, entre outros
Os materiais são um componente importante numa análise de falhas. Este pode ter sido fabricados de diferentes formas, como por exemplo, uma matriz ou molde de injeção pode ter sido fabricada com um aço cementado e temperado (cementação), em vez de ter sido submetido a um processo de carbonitretação. São dois processos com resultados parecidos, porém com desempenhos diferentes e para alguns casos a cementação pode não ser o tratamento mais indicado.
O conhecimento destas técnicas de análise dos materiais é importante para quem lida com a análise de falhas diariamente. Enfim, toda a falha mecânica de um equipamento ocorre por deformação, desgaste, corrosão, ou ruptura de algum componente. Cabe ao Engenheiro de Falhas interpretar a falha, identificar o mecanismo e apontar a causa raiz.
A Testmat também realiza treinamentos e cursos nesta área e também temos grupos de trabalho online na área.
Se você não sabe como seus produtos falham, você não saberá como melhorá-los

Importância dos Aspectos Metalúrgicos
As análises de falhas de equipamentos ou componentes realizadas pela Testmat se concentram nos aspectos metalúrgicos e nos esforços mecânicos envolvidos. Este tipo de análise se aplica a qualquer item com falha durante a sua operação, como por exemplo, peças de um equipamento mecânico, juntas soldadas, ou estruturas.
Determinação da Hipótese das Causas Falha
Para a formular uma hipótese das causas para a ocorrência da falha deve-se trabalhar com base na lógica e com base nas cadeias causais, ou seja, o encadeamento dos eventos de falha em que um causa a ocorrência de outro subsequente. As hipóteses de falhas na área metalúrgica de

produtos metálicos são desenvolvidas com a avaliação dos mecanismos de falha característicos apresentados pelos produtos em sua fractografia. Informações relevntes são regiões com deformação plástica acentuada como nos parafusos da capa da biela acima, como também a propagação da falha em componente montado após a falha e também a análise macrográfica da fratura com os aspectos típicos do início da quebra (ponto de início) e propagação final da fratura.
Importância da Fractografia na Análise de Falhas
Serviços Pós Análise de Falha
Após a análise de falhas as melhorias são implantadas com o suporte da Testmat, juntamente com a revisão da documentação necessária: FMEA, Plano de Controle e Instruções Visuais de Inspeção e Qualidade.