O ensaio macrográfico pode ser realizado de forma rápida e fácil em 10 passos. A macrografia é normalizada em diferentes sistemas como ASTM E381 Standard Method of Macroetch Testing Steel Bars, Billets, Blooms, and Forgings. Em muitos casos, a macrografia fornece ao técnico ou inspetor informações importantes e muito detalhadas sobre o produto. Esses ensaios geralmente podem ser realizados facilmente e com pouco esforço em qualquer local. O ensaio macrográfico pode ser realizado na linha de produção, na oficina ou até no canteiro de obras. É claro que o ensaio macrográfico também pode ser realizado em laboratórios equipados com os equipamentos adequados.

Aplicação da Macrografia na Caracterização de Materiais

Micrografia e macrografia são técnicas distintas. No caso o ensaio de macrografia trabalha com aumentos de até 40x e não necessita de um microscópio para a sua realização, como no ensaio metalográfico. As áreas de aplicação da análise macrográfica são na tecnologia de junção de metais (soldagem, brasagem, rebite à quente, crimpagem de terminais) para visualizar as diferentes zonas afetadas pelo calor do processo de soldagem e para avaliar qualidade do processo de junção. O ensaio macrográfico de cordões soldados é uma prática comum nas indústrias de construção mecânica e solda.

A análise macrográfica também é utilizada na produção de amostras para os ensaios de impacto com entalhe (ASTM E23), dobra ou tração (ASTM E8). Nos ensaios de cordões soldados é necessário localizar os entalhes de todos os corpos de prova na região correta da solda. Nos ensaios de dobramento e tração de corpos de prova soldados também é necessário localizar a posição correta dos cordões para a validade do ensaio. Na inspeção de componentes fundidos, forjados ou laminados a inspeção por análise macrográfica também é muito utilizada.

Preparação correta das amostras

Com a preparação correta da amostra é possível avaliar visualmente diversas alterações do material. Em componentes de ferro fundidos é possível avaliar a presença de defeitos e de solidificação. Em forjados é muito comum a ensaio de fibramento do material e macrosegregação. No tratamento térmico de aços é possível determinar a profundidade de uma camada cementada, a camada de uma têmpera de indução, ou a extensão do tratamento térmico na seção da peça. Na análise de falhas o ensaio de análise macrográfica pode indicar zonas de sobreaquecimento, deformação elevada e contato elevado.

Ensaio Teste por Pontos – Spot Test

Além disto, o teste por pontos (spot test) para identificação de materiais também é uma técnica macrográfica. Detalhado na NBR16137 Ensaios não destrutivos – Identificação de materiais por teste por pontos, espectrometria por fluorescência de raios X e espectrometria por emissão óptica.

Instalação Recomendada para Macro Fotografias

Em muitos casos, um corte e uma preparação macrográfica é suficiente para melhorar a qualidade de uma junta soldada, ou de peças fundidas. A avaliação das amostras geralmente é feito a olho nu, com uma lupa ou com um estereoscópio. A documentação destes ensaios pode ser feita com fotos simples com imagens feitas com baixa ampliação, na maioria das vezes até 20x de aumento é suficiente.

macrografia-fotografia-equipamento
Equipamento com fixação da máquina fotográfica ao centro superior e com iluminação lateral, típico para macros de peças pequenas e médias, como por exemplo macrografia de solda

10 Etapas para o Ensaio Macrográfico

Para o ensaio de análise macrográfica é necessária a produção dos cortes transversais ou longitudinais das regiões de análise. Os cortes podem ser feitos com serras de fita manuais ou elétricas. O corte com uma serra de disco do tipo Policorte não é indicado, devido ao aquecimento elevado gerado durante o corte. Caso use uma serra de disco esta deve ter refrigeração e os equipamentos indicados neste caso são, além das serras de fita, as cortadeiras metalográficas. Estas também são conhecidas pelo nome em inglês, ‘cut off’. A preparação da superfície cortada é feita com lixas e depois com reagente metalográfico adequado.

Assim, na análise macrográfica são utilizados alguns reagentes químicos e não muito mais do que está presente nas oficinas mecânicas como um jogo de lixas, uma serra e/ou limas.

Quais são as Etapas na Macrografia?

As etapas de preparação de uma amostra para análise macrográfica são, conforme ASTM E381:

  1. Determinar o objetivo do ensaio
  2. Seleção da região de corte
  3. Corte
  4. Lixamento em desbaste
  5. Lixamento de acabamento
  6. Pré inspeção visual
  7. Aplicação do reagente conforme o objetivo em (1)
  8. Interromper o ataque do reagente
  9. Inspeção no estereoscópio com medição conforme o objetivo em (1)
  10. Emissão de Relatório com os Resultados

Conheça nossos treinamentos em Caracterização dos Materiais aqui.